sábado, 24 de abril de 2010

Problemas do Flamengo

Tinha me disposto a escrever um texto sobre o que vem acontecendo no Flamengo. Pode parecer mentira, mas quando cheguei na quinta página e não tinha ainda listado a metade das coisas erradas que acontecem lá, resolvi reescrever tudo. Afinal de contas, ninguém ia ler um texto tão grande de um “pé rapado” como eu.

Então vou me ater apenas a alguns parágrafos aqui, tentando reduzir o máximo a lista das coisas que vejo erradas por lá.

Goleiro. O Bruno é sim um goleiro acima da média. O problema é que ele se convenceu de que é espetacular, que agarra muito mais do que realmente agarra. Além da sua notória “marra”, já deu exemplos de mau-caratismo dentro e fora de campo.

Zaga. Tem sido um problema para o Flamengo este ano. Vimos, por diversas vezes, o miolo de zaga batendo cabeça e não pode contar com a ajuda dos volantes, que assim como os primeiros, não vêm tendo o mesmo desempenho do ano passado.

Lateral. Não há avaliar esta posição no “geral”, sem individualizar os jogadores.
Leo Moura é um excelente lateral que vêm jogando muita bola e honrando a camisa do Flamengo. Nos jogos da Copa Libertadores e nos decisivos do Carioca foi a figura mais participativa. Precisa melhorar o poder de finalização.
Juan sofre o mesmo problema que o Bruno com a diferença de que, se o Bruno é acima da média, o Juan passa em recuperação. Na defesa é uma negação. Não marca nada, nunca marcou e nem sequer sabe guardar a posição. Faz faltas infantis e reclama como um menino chorão. Comportamento este que se mantém no ataque. Vive usando os mesmos dribles e, quando não são bem sucedidos, cai. Ele simplesmente cai. Como torcedor que acompanha os jogos, honestamente não me lembro do ultimo cruzamento que ele fez e que deu certo. Com tamanha mediocridade, precisa sair do Flamengo – e para ontem!

Como Maldonado ainda não se recuperou completamente da lesão, muitas vezes Toró e Willians se revezam na função de marcar, que ambos entendem como dar botinada e “chegar de primeira”. O dia em que esses dois entrarem como titulares e ambos passarem o jogo sem levar um cartão amarelo, correrei o Museu da Republica de cueca. O Willians ainda tem um pouco mais talento que o Toró, que para mim é o jogador mais burro de toda história do Flamengo.

Pacheco e Michael ainda oscilam muito e o Pet ainda não jogou absolutamente nada este ano. Vendo Fierro e Kleberson, algumas vezes chego a me perguntar qual é a função deles em campo. Não os vejo marcando e nem atacando. Aliás muitas vezes nem os vejo.

Ataque. Se não é um primor técnico, Vagner Love é esforçado e foi a melhor contratação que o Flamengo fez em muito tempo. O Adriano pode fazer quase tudo o que quiser fora de campo, aliás, é por isso que ele está no Flamengo e não na Inter de Milão. O que ele não pode fazer é queimar o pé na véspera de jogo decisivo, e nem se apresentar com 106 quilos e uma bunda que causa inveja em muitas passistas de escola de samba. Não pode ganhar 600 mil reais por mês e estar se sentindo “psicologicamente” despreparado para o jogo. Isso não pode acontecer!

O ex treinador Andrade prestou um serviço elogiável no Flamengo, mas como é impossível escapar do jargão “futebol é resultado” e ele passou quatro meses tentando (acreditamos nós) consertar os problemas da defesa e não conseguiu, já é hora de sair. “Valeu, foi bom, Adeus”!

Eu poderia falar aqui das cabeças acéfalas que dirigem o Flamengo. Problema este que acontece (sem exageros) desde antes do meu nascimento, mas não me darei o trabalho. A (ex) diretoria e presidência de hoje não são melhores nem piores que as dos últimos 30 anos e, sinceramente, não acho que qualquer mérito ou demérito do Flamengo nestas ultimas décadas seja de responsabilidade deles.

Em campo, são onze contra onze e, obviamente, esses onze do Flamengo não vem condizendo com toda história do clube e nem merecem o tamanho da torcida que tem. Não podem debochar quando a torcida os chama de “time sem vergonha”, com completa e absoluta razão. Não podem ser exemplos como homens, logo, não servem para atuar neste clube.

Um comentário:

Unknown disse...

e como já dizia um grande amigo meu: "ainda bem q o toro tomou amarelo.. pq um jogo q williams e toro comecam como titulares e terminam como titulares, sem nenhum dos dois tomar amarelo, simplesmente nao aconteceu". Infelizmente é a face negra (e rubra - diga-se de passagem, só para alfinetar) do nosso futebol! quando a melhor coisa que um jogador faz é tomar cartão, é porque as coisas nao vao bem...

Comentários Recentes