sexta-feira, 9 de abril de 2010

Bipartidarismo


Após 20 anos, quero acreditar que a democracia no Brasil está consolidada mas ainda vejo que os atores politicos nao foram consolidados.

Além de sabermos do estratégico distanciamento geográfico imposto para o povo e os governantes que se escondem em Brasília que, inibe e afasta a pressão popular da política brasileira, estou vendo o surgimento de um pseudo bipartidarismo.

Nos 8 anos de governo do PSDB com FHC, e os 8 anos de governo do PT com Lula, esses dois partidos ganharam destaque no cenário político nacional e anunciaram seus candidatos desde 2008, quando a Dilma já inaugurava obras com Lula e o Serra visitava nordestinos sendo governador de São Paulo.

Essa idéia de escolher seus candidatos muito antes das eleições, tem a intenção de alimentar um debate único entre o PT e PSDB, fazendo com que nós ignoremos as outras ideologias políticas e outros candidatos, embora saibamos que na constituição brasileira de 88 o pluripartidarismo é clausula pétrea.

Por que estes partidos criarão novos adversários?
Convenhamos, o PT e PSDB possuem políticas semelhantes e a mesma linha ideológica, a Social-Democrata. Eles não darão oportunidade de novos partidos e adversários desconhecidos aparecerem no cenário nacional de forma alguma. Bem como os partidos aliados, que se contentam em ficar na aba desses dois manda-chuvas da política nacional em trocas de ministérios e alianças locais.

Nessa eleição veremos a Dilma atacar o Serra, e o Serra atacar a Dilma, criando a idéia de que temos um amplo debate democrático mas não se iluda, o que temos é a intenção da consolidação no Brasil de um bipartidarismo.

Vote em quem acredite, mesmo que não seja os favoritos, pois dessa forma você dará força para novas idéias.
Não se iluda, vote. Seja consciente!

Um comentário:

Cazé disse...

Muito bom o texto, companheiro.
Claro, original e de suma importância.

abs

Comentários Recentes