quarta-feira, 21 de abril de 2010

Por toda minha vida....no orkut!

Ontem tive a oportunidade de conversar pela primeira vez com uma psiquiatra. Antes que vocês pensem que sou maluco, ressalto que não estou fazendo nenhum tipo de tratamento, embora tenha alguns amigos que me aconselhem.

Na verdade, estávamos em uma roda de amigos conversando sobre redes sociais. Eu, como caiçara tenho no máximo dois anos de Orkut e seis meses de facebook. Sempre relutei muito em participar dessas salas de encontros virtuais por achar que não iria me acrescentar em nada. E na boa, não acrescenta nada mesmo, tenho apenas para manter alguns contatos.

Nossa discussão era exatamente como são usadas as redes sociais. Tenho uma prima de 15 anos que tem mais de 800 amigos no Orkut. Hoje, ela é uma menina que se importa tanto com a aparência que me assusta. Tudo bem que essa é a idade do “ta pagando mico” mas acho que uma criança que cresce se expondo pra mais de 800 pessoas não tem uma infância saudável. Se as festas de 15 anos são feitas para apresentar a mulher à sociedade, minha prima tá mais que apresentada.

Nas redes sociais vemos inúmeras pessoas que fazem um grande esforço pra expor suas vidas diariamente. Fico intrigado pensando se esses seres não tem nenhum dia ruim na vida, se nada os incomoda.

Mas aonde entra a psiquiatra nessas historia? Achei o comentário dela muito interessante quando disse que hoje, existem pessoas que vão se tratar em seu consultório por se acharem doentes em estarem tristes e querem logo a receita de um anti-depressivo.

Ela afirmou que não dá a receita para qualquer paciente e diz a esses “hipocondríacos” que ficar triste com alguma situação incomoda é normal e reforça, afirmando que a tristeza é uma das seis emoções comuns aos humanos listadas por especialistas e que você seria um problemático se não ficasse triste com nada.
( As seis emoções são : felicidade, tristeza, raiva, medo, surpresa e desgosto).

Já repararam que quando um repórter faz uma pergunta para aqueles atores que estão na geladeira o quê eles respondem? Sempre dizem que estão com projetos paralelos. Porque o atorzinho de meia tigela não diz logo a verdade e fala que está desempregado, que ta na festa pra fazer network mesmo. Paremos de hipocrisia...

O pessoal da Globo fazer esse papelão já é bem ridículo, mas o problema mesmo é essa mania de todos acharem que são atores da Globo e sempre omitirem reais sentimentos. (desanimo, tristeza, cansaço, angustiais). Sei que não são todos os meus amigos que são bem sucedidos, mas tem uma maioria que quer aparentar ser.

Sempre trabalhei em grandes empresas e tive a oportunidade de ficar desempregado durante um mês. Destaquei o termo oportunidade, pois nessa ocasião amadureci como nunca na minha vida. Essa experiência “ruim” me fez adquirir uma responsabilidade que não tinha anteriormente.

Para concluir, minha intenção não é que você procure ficar triste e que comece a escutar a Paradiso FM, mas caso fique não tenha vergonha de expressar este sentimento, que é absolutamente normal.

Nenhum comentário:

Comentários Recentes