terça-feira, 27 de setembro de 2011

Brasileirissimo!

O caso do Zagueiro Breno (ex-São Paulo) me fez pensar sobre uma série de questões. Abordando o tema sob um aspecto geral, a primeira questão que me vem à cabeça foi, sem dúvida, a demonstração da capacidade brasileira de formar centenas de jogadores de futebol em detrimento da incapacidade de formar seres humanos honestos e responsáveis.

Fiz questão de deixar claro que até o momento não falo deste caso específico porque, ao contrário da imprensa brasileira, não acho que daqui do Brasil e em tão pouco tempo já estamos habilitados a saber se Breno é culpado ou não por ter ateado fogo em sua própria casa.

Segundo a Promotoria alemã, o cara tava em casa, na maior depressão ou com qualquer outro problema e resolveu atear fogo na sua casa com suas coisas dentro. Acho que todo mundo sabe que ninguém pode fazer isso, mas eu acho engraçado como uma parte obscura de mim fica pensando “Porra, o bagulho era tudo dele, ele não colocou ninguém em perigo de vida, porque caralho ele não pode ficar puto e queimar a porra toda?” Mas depois eu recupero a razão e me dou conta de que as coisas não podem ser assim.


Um fato que me deixou um pouco irritado é a maneira como essa notícia (e qualquer outra) é veiculada pelos meios de comunicação. Jornalistas vivem apontando o dedo para culpados, ainda que nem mesmo a Justiça Alemã tenha definido um e sobra até mesmo para quem está próximo ao sujeito.

Como assim?! Explico: Hoje abri o site do Globoesporte.com e leio a seguinte notícia: "Em hotel pago pelo Bayern (clube de futebol que Breno jogava), esposa de Breno não volta ao Brasil agora".

Os jornalistas - ao invés de exaltarem o suporte que a família recebeu, ou enaltecer o fato do clube não deixar a eventual conduta criminosa de Breno ultrapassar a pessoa do acusado - preferem tratar a esposa do sujeito como uma aproveitadora, uma usurpadora. Mas por quê? Não sei o que leva alguns jornalistas a abordarem a questão sob este enfoque. Só acho que, se perguntados, muitos desses profssionais dirão “Porque senão não vende...”.

O negócio de todo mundo é vender, não importa a troco de quê e da dignidade de quem. Se você não tiver/fizer dinheiro, você é um fracassado. Pensando bem, talvez sejam esses valores que os craques brasileiros estão levando lá para fora. Talvez esses mesmos valores não estejam sendo suficientes para os manterem por lá.


Nenhum comentário:

Comentários Recentes