segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Devaneios futebolísticos

Esse fim de semana reparando que os 4 times do rio estão entre os 6 primeiros lugares no Brasileirão.
Nada mau para a galera carioca!

Isso me fez relembrar os tempos em que mudaram o campeonato brasileiro pra pontos corridos (em 2003, segundo o http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Brasileiro_de_Futebol#Sistema_com_.22mata-mata.22), um verdadeiro absurdo pra quem se amarra em futebol. Essa nem mesmo a poderosa TV Globo conseguiu impedir, e eu sinceramente não sei como. A grana que ela perdeu em comerciais pras finais devem ter sido animais (lembrem-se que a final do orange ball detém o comercial mais caro da TV mundial) Na época pensei: é agora que meu time nunca mais é campeão brasileiro. Com a desorganização que imperava no rio, aliás, achei que nenhum outro time do rio mandaria bem. Graças a Deus o reinado paulista acabou!

Mas falando em mudanças futebolísticas, uma data que eu já não lembro quando aconteceu, muito menos porque, foi a mudança para 3 pontos por vitória, e não mais 2. Acho que a mudança foi feita pela Fifa, não tenho certeza. Fiquei muito puto, achava que 3 era demais! Mas pensando no futebol europeu até entendo a mudança... Imagina como devia ser enfadonho um jogo do campeonato alemão! 
Desde aquela época fico pensando em mudanças na forma de pontuação que seriam mais interessantes pro futebol. Acho que finalmente cheguei numa boa!

Papo de maluco? Óbvio! 
Mas acompanha o raciocínio:

Se cada tempo de jogo valesse um ponto e o resultado da partida mais um, o jogo seria muito mais competitivo.
Pensa só: se um time mete um a zero no primeiro tempo, em vez dele ficar segurando o resultado o resto do jogo, se ele quiser mesmo os 3 pontos ele vai ter que meter outro gol no segundo! O jogo ficaria muito mais emocionante!
O empate em um tempo, com ou sem gols não valeria ponto nenhum pra nenhuma equipe, então todo fim de tempo ia ser pressão, não essa calmaria que vemos em alguns jogos!
Ia passar a existir uma vitória por 2 pontos, tirando a necessidade de ter a quantidade de vitórias como forma de desempate, e deixando o saldo de gols reinar absoluto.
Ganhar um ponto, só no empate com gols, e quando os empates não fossem feitos no mesmo tempo!
Se os times empatassem os dois tempos, ninguém ganharia nada, portanto a parada ia ser meter gol. 

Retranqueiros como os nossos últimos técnicos da seleção iam deixar de existir e técnicos mais incentivadores como o papai Joel e o Renight Gaucho iam ser reis. Ok, isso não é bom, mas toda idéia tem seu ponto fraco!

2 comentários:

Sunda disse...

Achei interessante a ideia de pontos por tempo de jogo. Acho que seria um incentivo para mais gols mesmo.
Tambem acho muito legal a ideia de em pates sem gol nao dar pontos para nenhum time, mas essa já tinha escutado antes, na SporTV.

Mazitu disse...

Acho que campeonato de pontos corridos é justo. Primeiro porque há outras competições ao longo do ano como a Libertadores e a Copa do Brasil que é faz o sistema de mata-mata, então ainda temos os 2 tipos de torneios.

O problema é que com 20 times, o brasileirão fica muito longo e cansativo. 16 pra mim seria o ideal. Outra coisa que eu penso é que 4 equipes caindo também é muito, em especial porque, quando 4 sobem, dá espaço pra times de empresário sem a menor tradição e nem torcida participarem da série A apenas com o intuito de vender jogador e fazer caixa. Aí essas equipes viram saco de pancada e não entram pra fazer nada, além de levar goleadas e acrescentar 2 jogos a mais pra cada time, tornando a competição ainda mais longa...

Acho que os Estaduais demoram tempo demais e perderam muita importância ao longo dos últimos anos...

Quanto ao sistema de pontos, seria justo um time que venceu o primeiro tempo de 1x0 e o segundo de 1x0 fazer mais pontos do que um que empatou o 1o tempo e meteu 6 gols no segundo? Sei lá, essa sua idéia é muito louca, não fumei o que você fumou então não parei pra pensar muito no assunto... hehehe

Comentários Recentes