segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Lionel Messi - Bola de Ouro da FIFA 2010

Hoje o argentino Lionel Messi foi eleito "Bola de Ouro" pela FIFA. Messi concorria com Xavi e Iniesta, seus companheiros de Barcelona e não houve justiça na decisão.

O Prêmio “Bola de Ouro” é atribuído ao melhor jogador do mundo de 2010 o que, por si só, já é uma incoerência. Acho que ninguém discorda que o prêmio é sempre dado aos atletas que atuam no velho continente, onde a temporada começa na metade do ano. Ou seja, para o jogador conquistar a "Bola de Ouro", ele tem que fazer 2 boas meias-temporadas.

Xavi e Iniesta foram o coração da seleção vencedora da Copa do Mundo, torneio de futebol mais importante do planeta. Vá lá que a Copa não foi exatamente brilhante, mas ambos alcançaram maior destaque do que o ídolo argentino.

Se os compararmos individualmente, Iniesta merecia mais que Messi porque fez o gol mais importante da Copa do Mundo. E o Xavi merecia mais que o Messi porque – além de fazer parte da melhor seleção – não erra um passe sequer há 9 anos.

Então o que levou o Messi ser eleito o melhor do mundo? Ele foi artilheiro da Copa do Mundo? Não. Levou a Argentina a ficar entre os quatro primeiros? Também não. Então ao menos os hermanos perderam honrosamente ou tiveram um "baita" azar? Argentina terminou a Copa sofrendo uma derrota humilhante para Alemanha. Mas e a atuação individual do Messi? Ele não foi visto em campo. E quantos gols ele fez na Copa inteira? ZERO.

Em minha opinião, o grande injustiçado desta premiação foi Sneijder. O Holandês venceu tudo o que pode com a Internazionale, tendo eliminado inclusive o Barcelona (de Messi, Xavi e iniesta) e vencido a Liga dos Campeões.

Com a seleção holandesa, Sneijder foi responsável pelos 2 gols que eliminou o Brasil (seleção esta que, sendo dirigida pelo Dunga ou pelo Burrinho do Shrek entra em qualquer competição como favorita). Depois disso, levou (com a ajuda de mais um ou dois coadjuvantes) a fraca Holanda até o vice campeonato mundial. Uma coisa é ser campeão com o Barcelona ou Argentina. Ser vice campeão com essa Holanda é BEM diferente.

Veja bem, não estou aqui negando o talento ou a genialidade que Messi tem, mas apenas questionando os critérios de uma eleição que foi feita para eleger o melhor jogador durante o ano. Fora um título do campeonato nacional na Espanha (que nem sequer é o campeonato mais difícil da Europa) Messi não conquistou nada.

Para mim, Messi foi apenas o 4ºMelhor Jogador de 2010, seguido por Iniesta, Xavi e, em primeiro lugar o holandês Sneijder.

Futebol é resultado ou drible por debaixo da perna? Porque se for o segundo, vamos recolocar o Ronaldinho nesta disputa...


3 comentários:

Sunda disse...

Achei que fosse ler algo sobre a contrataçãoi do Ronaldinho...

Zé Pequeno disse...

ronaldinho só jogou um ano no barcelona... o resto foi só firula ou noitada!

eu tenho pena dos flamenguistas que estão esperando alguma coisa brilhante dele...

Mazitu disse...

Ronaldinho há anos é uma farsa e teve DUAS excelentes temporadas.
Mas ainda assim é melhor torcer pra meio Ronaldinho do que para Marcel, por exemplo.

Comentários Recentes