domingo, 28 de novembro de 2010

Critica à Hair – O Musical.

Tive a oportunidade de ver a remontagem do famoso musical da Broadway, Hair.
Não vou atacar de critico teatral já que foi a primeira vez que vi um musical e para falar a verdade, só fui saber da existência de 3 sinais antes das peças esse ano, o que e mostra que é muita pretensão minha lançar criticas a encenação e a interpretação dos atores.

Mas claro que estou aqui pra criticar! Então vamos lá:

1- O tema é totalmente fora do contexto brasileiro. Fala de Hippies que usam drogas e se recusam a morrer pelo país durante a guerra do Vietnã. Hair foi remontado em 2005 pois existe muita semelhança a guerra contra os vietcongues e a guerra do Iraque. Não encaro esse assunto extremamente relevante para a cultura nacional e fico pasmo com o numero de patrocinadores nacionais que a peça conseguiu para contar a historia de outra nação.

2- Também é abordado o tema da divisão etnica entre Negros e Brancos, que ate hoje é muito forte em alguns estados do EUA. No contexto da primeira montagem existiam os grupos racistas Ku Klux Klan e Panteras Negras, alem dos sábios sermões que pregavam a paz,de Mather Luther King. Acho que nós brasileiros devemos parar de querer criar essa divisão racial que pode ate existir aqui no Brasil,mas em um grau muito menor, comparado ao racismo em outros países. Pra mim, textos, peças, filmes, políticas social que queiram deixar que CLARO que existe divisão étnica no país, só alimenta e incentiva a criação de um racismo que a própria sociedade, não incentiva. Porque importar o racismo de outras nações? Brasileiro tem preconceito contra pobre, não contra cor e raça.

3- A bandeira do EUA aparece em destaque duas vezes durante a peça, reafirmando o que digo: o texto não se adapta a realidade nacional.

4- Há uma cena em que os 30 atores tiram a roupa desnecessariamente. Não me venham com papinho de arte. Eu sou caxias e moralista sim! Na primeira montagem essa cena foi o grande afronto ao sistema e a demonstração da liberdade que os Hippies pregavam, mas acredito que ficar pelado hoje em dia não tanta rebeldia assim e a cena poderia ser melhor adequada.

Agora, se forem me perguntar se vale à pena assistir a peça, sinceramente, pra mim valeu. Alem de ser uma novidade pra mim ver um musical, os músicos são muito bons, os atores cantam pra cassete, o Teatro Oi Casagrande tem uma excelente estrutura e pelo que muitos dizem essa peça tem uma enorme a importância histórica para o movimento Hippie dos anos 70 e exerceu uma forte pressão cultural para a retirada das tropas norte-americanas do Vietnã.

Abaixo escute a famosa musica da peça
Bem-Vindo a Era de Aquario!



Se alguém tiver alguma dica de programação cultura dê um toque.

4 comentários:

Mazitu disse...

Prefiro dar minha bunda em praça pública para cães do que ver um musical, ainda mais no teatro!

A verdade é que eu devo ter ido a 5 peças na minha vida mas sinto-me como se tivesse ido a 250!

Sunda disse...

Hahaha.
Cara, você deve ir pra conhecer! É interessante e menos humilhante que transar com cachorros...

Anônimo disse...

sauhahusahushuahusauh

vai lá então ! Bom divertimento com os cães..mais saiba que zoofilia é crime seu trouxa

Flavio disse...

Fui no último fim de semana e sinceramente: péssimo! Já fui em outros musicais e este com certeza é o pior de todos!

A sorte dos produtores é que eles são amigos dos críticos do Rio e por isso o musical foi bem avaliado...

A única coisa positiva é que os atores cantam bem! O resto, com o perdão da palavra, é uma MERDA: adaptação, letras em português, história!

Comentários Recentes