domingo, 28 de agosto de 2011

UFC 134 - Rio

Ontem não tive oportunidade de ver as lutas do UFC 134, realizado na cidade do Rio de Janeiro. Pesquisei e assisti três ou quatro lutas na internet. Não sou especialista em arte marcial, mas gostaria de dividir minha opinião com vocês sobre alguns aspectos que observei desse evento.

Numa tentativa de popularizar (ainda mais) o evento, alguns lutadores, empresários e terceiros tentaram vincular a imagem dos clubes de futebol a certos combatentes. O exemplo mais claro disso é do lutador Anderson Silva que, empresariado por Ronaldo, teve sua imagem reiteradas vezes vinculada ao Corinthians. Considero este tipo de publicidade perigosa.

Não sei se isso é um excesso de zelo da minha parte, mas tenho dúvidas se, amanhã ou depois um torcedor fundamentalista (e todo grande clube tem) é capaz de digerir bem a imagem de um “lutador” representando o time rival chutando a cabeça do representante do seu clube. Não tenho certeza se um idiota desses não vai querer “ir à forra” nos estádios Brasil afora. Ou mais, o torcedor do clube rival querer repetir os feitos do seu ídolo / lutador.

Havia uma grande diferença técnica entre os lutadores que vi e, coincidentemente ou não, geralmente o lutador brasileiro era o que detinha a superioridade. Será que isso foi mais uma estratégia de marketing para divulgar ainda mais o evento e a marca “UFC” para os brasileiros?

Okami - que lutou contra o “Spider” - não teria condições de vencê-lo, a menos que recebesse outro chute no saco. Ver o japonês enfrentando o brasileiro foi como se a invasão dos espanhóis na civilização Inca tivesse sido televisionada, embora nesse caso todos os Incas fossem paralíticos. Em alguns momentos Anderson Silva baixou a guarda e se permitiu levar um “jab” direto no rosto, sabendo que isso não afetaria seu desempenho.




Confira os Resultados:

- Anderson Silva nocauteou Yushin Okami no 2º round;

- Mauricio Shogun Rua nocauteou Forrest Griffin no 1º round;

- Edson Barboza venceu Ross Pearson por decisão dividida dos jurados;

- Rodrigo Minotauro Nogueira nocauteou Brendan Schaub no 1º round;

- Stanislav Nedkov nocauteou Luiz Banha no 1º round;

Lutas preliminares

- Thiago Tavares nocauteou Spencer Fisher no 2º round;

- Paulo Thiago venceu David Mitchell por decisão unânime dos jurados;

- Raphael Assunção venceu Johnny Eduardo por decisão unânime dos jurados;

- Erick Silva nocauteou Luis beição no 1º round;

- Yuri Marajó Alcantara venceu Felipe Sertanejo por decisão unânime dos jurados;

- Yves Jabouin venceu Ian Loveland por decisão unãnime dos jurados.

Um comentário:

Pensador disse...

Acho que o Corinthians fez bem em patrocinar o Spider. Veiculou bem a imagem e pagou uma graninha pra um cara que não deve ter tanto patrocínio assim.

Torcedor imbecil, sempre tem, em qualquer esporte. Não acho que dá pra evitar ou tentar controlar as bobagens que eles fazem.

Comentários Recentes