sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Tem sentido?

Dia 05 de Setembro de 2011 a seleção brasileira testará sua competência frente à forte seleção de Gana, naquilo que o técnico Mano Menezes imagina ser um adversário útil na preparação da seleção para a Copa do Mundo de 2014.

A convocação do Brasil para este relevante amistoso ocorreu ontem e, sem nenhuma surpresa, o técnico Mano Menezes convocou o craque do Flamengo, Ronaldinho Gaúcho. E por que não há surpresas?

Porque o atual líder do campeonato brasileiro, o Corinthians, vai enfrentar o segundo colocado na 22ª rodada, apenas dois dias depois deste amistoso, fato que por si só exclui a participação do Ronaldo na partida.

Vamos desconsiderar o fato de que o emprego anterior do Mano Menezes foi como técnico do Corinthians e as “boas relações” existentes entre a diretoria do Corinthians e a CBF, presidida por Ricardo Teixeira e nos ater aos dados:

No Fla x Gambá do 1ºurno, jogo marcado pela despedida do Petkovic, o sérvio substituiu Thiago Neves (que naquele momento estava jogando mais do que Ronaldinho). Na vitória do Corinthians de 5 a 0 sobre o São Paulo, Lucas (craque do time adversário) não atuou. No empate ente Corinthians e Santos, Neymar e Ganso também não puderam atuar. Agora, Ronaldinho também não poderá atuar contra o Corinthians. Mas quais são os motivos para essas ausências? Todos esses cinco jogadores, à época de suas partidas contra o Gambá, foram convocados para seleção.

Um dado sobre o Campeonato mostra que em 16 rodadas, foram marcados 46 penalidades e – surpreendentemente ou não – o Corinthians é o time que lidera, com 6 pênaltis a favor! Desculpe-me os inocentes, mas para mim não há nenhuma coincidência nisso.

Mesmo ano passado, quando Corinthians também tinha TODAS AS ARBITRAGENS A SEU FAVOR, o time não conseguiu sagrar-se campeão pelos mesmos motivos que não o será neste campeonato: o time não tem qualidade para tal.

Mas, voltando ao assunto principal deste texto, que é o ABSURDO DA CONVOCAÇÃO DO RONALDINHO... A última vez de Ronaldinho na seleção foi há 9 meses atrás, num amistoso contra Argentina no Oriente Médio. Sua convocação se deu por obrigações contratuais dos sheiks de lá – tanto que os organizadores do evento deram especial enfoque ao duelo Messi X R10 em banners e cartazes espalhados pela cidade.

Agora o Mano convoca Ronaldinho para diminuir o clamor popular e reduzir a pressão diante dos últimos resultados da seleção, entre eles a recente derrota para Alemanha e a eliminação na Copa América.

Para convocação de R10, O técnico utilizou como argumento o fato de que “o campeonato não é decidido em um jogo”. Mas os dados vão de encontro ao que ele alega. Nos últimos três anos, o campeonato foi decidido por uma diferença menor do que 3 pontos.

No lugar do Ronaldinho, eu não viajaria para Europa para enfrentar Gana. E não iria por alguns motivos simples: a) Na Copa de 2014, o Ronaldinho terá 34 anos e dificilmente será convocado para Copa do Mundo; b) Ronaldinho já é campeão mundial; c) Em se tratando de futebol mundial, Ronaldinho não tem mais o que provar para o mundo. O que uma vitória num amistoso contra Gana acrescentará em seu currículo? d) R10 nunca venceu um título de expressão no Brasil; e) Existe a possibilidade real de ele ser campeão Brasileiro pelo Flamengo e, f) Se ele só serve para ajudar a dona CBF na hora de ganhar um “faz-me rir” a mais ou na hora de apagar o fogo de uma eventual demissão precoce que o atual técnico possa vir a sofrer, isso significa que o Ronaldinho está sendo manipulado, juntamente com o povo que acompanha um campeonato que tem seu jogo mais importante (do 1º lugar contra o 2º) esvaziado por conta de mais um jogo amistoso ridículo, numa data esdrúxula e que não prepara a seleção de país nenhum para competição alguma.

Um comentário:

Zé Pequeno disse...

hahahahahahaha
torcedor do flamengo sempre se supera!
olha o chorôrô aí!!! hahahahaha

Comentários Recentes