quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A Geração de Idiotas Mimados

Todo o texto é baseado no vídeo então peço-lhes que primeiro vejam o vídeo.


Ontem me deparei com este vídeo na internet. Como vocês puderam ver, ele mostra um sujeito eloqüente, dando exemplos cômicos e que convencem todos da platéia de que sua vida está melhor hoje do que estava há 10, 20 anos passados.

Dentre os exemplos, ele cita a melhoria na telefonia, nas empresas aéreas e diz que “tudo está maravilhoso agora e ninguém está feliz”. Assisti ao vídeo, dei algumas risadas e pensei “Porra, talvez eu esteja realmente sendo exigente demais”.

Dez minutos depois de ter visto, concluí que eu não posso discordar mais desse sujeito e, se algo do que ele disse faz sentido, definitivamente eu faço parte da “geração de idiotas mimados”.

Talvez as coisas estejam às mil maravilhas nos Estados Unidos – o que eu duvido – mas aqui no Brasil não dá pra ficar feliz com os exemplos que ele deu. Em primeiro lugar, a telefonia. Não sou nenhum maluco de ignorar a evolução tecnológica, mas a tendência não é sempre essa? Evolução?

Então eu tenho que ficar feliz porque pago a conta de telefone MAIS CARA do mundo e tenho um serviço PÉSSIMAMENTE prestado onde, mesmo em locais densamente povoados (como a Zona Sul do Rio de Janeiro, por exemplo) meu celular não tem sinal, não completa nenhuma chamada ou mesmo porque eu não tenho o direito de cancelar uma linha porque a prestadora de serviços simplesmente desliga o telefone na minha cara no primeiro momento em que eu digo o motivo da minha ligação? Foda-se, isso?! Tenho que sorrir porque hoje eu apenas digito um botão, ao invés de girar uma manivela e, por isso, não tenho o direito de reclamar por nada?

Isso sem falar nas companhias aéreas que, em maior ou menor grau, desrespeitam a totalidade dos clientes com cancelamentos e atrasos de vôos (quem já pegou um avião sabe que os atrasos da vida real duram bem mais do que vinte minutos). Já perdi um Natal com minha família porque o vôo atrasou mais de 4 horas. Ninguém (exceto eu) reclamou porque a bosta do avião tinha uma tevê que estava passando um filme recente. Eu não queria assistir filme nenhum, só queria passar a Natal com minha família. Isso é pedir muito?

Um carro ou uma máquina de lavar costumava a durar 10 anos. Hoje em dia as coisas são descartáveis. Não vale mais a pena consertar nada. Estragou? Joga fora e compra outro! Não importa o quão caro você pague por algo, em quatro anos será sucata. Você terá que desfazer-se de sua máquina de lavar porque a toda hora tem que comprar uma peça nova e experimente ficar com seu carro por mais de quatro anos para ver o valor que você consegue por ele quando for colocar a venda...

Ninguém presta um serviço decentemente. Você não consegue reservar uma mesa para jantar com sua namorada após as 20 horas porque os restaurantes “não fazem reserva, só antes das 19h”. De que me adianta um horário desses? QUEM É QUE VAI JANTAR NA RUA ANTES DAS 19HRS?!

Se o mundo está essa merda que está hoje é porque as pessoas escutaram idiotas como este careca e acomodaram-se! Pararam de reclamar porque “não adianta, não vai mudar nada”. E você, vai exigir seus direitos ou vai passar o resto da vida agradecendo por não voar no avião de Santo Dummont ou ter que usar o telefone de Graham Bell?


PS: Também "upei" o video, já que estão tirando todos os links do ar.


3 comentários:

Sunda disse...

Mazitu, concordo quando diz que as realidades entre os dois países são muito diferentes.
Devemos considerar que o Brasil, apos as privatizações teve um avanço enorme na prestação de serviços. Antigamente, (isso em 1992) me lembro que meu pai tinha que declarar no imposto de renda as linhas de telefone que possuia de tão caro que era uma linha telefonica. Hoje temos mais numero de celular que habitantes. Será que dá pra ter uma qualidade total desses serviço?
Outra coisa era viagens aereas. Antes, era luxo dizer que já tinha andado de avião, hoje o aeroporto parece uma rodoviária, por que? Porque o povo brasileiro é esporrento mesmo, mal-educado. Vale lembrar que os funcionarios da empresas também são povo.
Peguei um voo de Sampa-Rio pela WebJet, cuja a passagem devia custar 90 reais. Para manter a tarifa a esse preço eles nao oferecem lanche, se o cliente quiser tem que pagar.O "bacana" do meu lado ficou indignado com isso? Como nao dão lanche, que favela, falando alto para a funcionaria. Nao comprei a briga porque nao convinha, mas deu vontade de falar pro FDP, que a TAM, cuja a passagem é 250 reais tem lanche de graça. Que na viagem de onibus tambem estão dando lanche. Porra, o cara paga barato e quer ter serviço vip. Tá de sacanagem, neh?

Zé Pequeno disse...

eu acho que tem uma diferença na visão do cara e da sua. ele está falando dos avanços na tecnologia. como elas facilitaram a vida das pessoas. e eu acho que ele tem total razão.

você está falando dos serviços prestados. infelizmente, quem detém o poder sobre a tecnologia não é a população, mas são alguns senhores de engenho. por isso os serviços deixam tanto a desejar. mas o avanço tecnológico é indiscutível! e acho que aproveitamos sim, muitas das possibilidades que temos nas mãos hoje. o ruim é saber que poderíamos aproveitar mais...

Mazitu disse...

Não dá pra diferenciar a tecnologia do serviço que está agregado a ela. Pelo menos não com os exemplos que ele deu.

Melhor seria se tivessemos a metade de toda essa tecnologia com um serviço decentemente prestado.

Eu tentei os avisar, mas vocês também caíram no papo do careca.

Comentários Recentes