quinta-feira, 13 de maio de 2010

Dunga neles!

Uma tarde incomum, de um dia incomum. Na televisão, o técnico da seleção brasileira anunciava os jogadores convocados para a Copa do Mundo da África do Sul. Nas ruas, o povo criticava e opinava sobre os nomes escolhidos e sobre os que ficaram de fora.

Eu sei que essa discussão ainda vai se estender, mas gostaria de fazer algumas observações:

O cara mais preparado para essa copa do mundo é o Dunga. Ele escolheu todos os jogadores com uma semana de antecedência (dito por ele mesmo). Foi com esses jogadores que ele foi campeão da Copa América e da Copa das Confederações e é com eles que vai tentar o título mundial. O mal-humorado mostrou que pensa na frente... ele já tinha na ponta da língua a resposta para todas as críticas. Não me surpreenderei se ele já souber os esquemas de jogo de todos os adversários reais e possíveis do Brasil e como vai armar o time contra eles. Geralmente é assim que acontece: quando um cara tem sua competência questionada durante tanto tempo e com tanta veemência, é natural que ele se prepare duas vezes mais do que os outros. E como ele “fecha” com o time (e o time “fecha” com ele), é visível que o rabugento está seguro das próprias decisões! Aliás, ele ficou até menos rabugento... já até pediu desculpas antecipadas à imprensa pela barreira que vai criar para o trabalho dos jornalistas. Coisa rara.

Mesmo que a equipe não seja tecnicamente a melhor, talvez seja a mais comprometida com os ideais do comandante. E seus ideais são o que contam! Para ele, servir à seleção é um privilégio, e com isso todos concordamos. Não me surpreenderei se Dunga voltar da África com o caneco de campeão. Ele é até mais merecedor do que o Carlos Alberto Parreira, que na Copa da Alemanha convocou quem não queria por pressões da imprensa esportiva. Uma coisa não podemos discutir: o Dunga tem personalidade.

Prefiro um grupo de homens, que representem com dignidade a pátria de chuteiras, do que um grupo de meninos alegres, como em 2006. Dunga é um homem de ética e palavra, e ganhou minha torcida, mesmo eu não concordando com todas as suas escolhas...

4 comentários:

Anônimo disse...

Zé, tenho algumas objeções e perguntas a fazer:

1) Quem é o reserva do Kaká?

2) Qual jogador o Dunga vai tirar do banco de reservas para resolver uma partida?

3) Têm saído na imprensa que o Grafite é o artilheiro do campeonato alemão. Essa informação é falsa. Ele talvez tenha sido do ano passado. Esse ano ele fez ridículos 11 gols, jogando TODA uma temporada. O Adriano (que realmente não mereceu ser convocado) tem mil faltas, mil noites viradas, duzentas horas de cachaça e mais gols que ele, sem contar que ainda a temporada ainda está longe de terminar. O problema não é tirar o Adriano, o problema é QUEM entra no lugar dele? Quem é Grafite?

4) Numa Copa do Mundo são os ideais que contam? Tem certeza?

5) Também não me surpreenderei se o Dunga voltar com o "caneco" (mto mais pela falta de competência das outras equipes) mas que vai ser foda aturar a seleção assim vai...

6) Não entendi a relação de 2006 com "meninos alegres". Pelo que eu me lembre, a Copa de 2006 tinha o Cafu e Roberto Carlos mal das pernas disputando para bater recordes, um Ronaldo com 3 copas do mundo nas costas... Quem era menino alegre naquela seleção? O Richarlyson foi convocado?

7) Para que 7 volantes?

8) Por que chamar aqueles 2 "laterais-esquerdo" se nenhum deles joga mais naquela posição? Pq não chamar o Marcelo?

9) Da lista dos convocados, tirando: Doni, Michael Bastos, Felipe Melo, Gilberto Silva, Elano, Kleberson, Josué, Julio Baptista e Grafite. A seleção tá até boa, não é não? A convocação não foi ruim, foi Péssima!

10) O Dunga vai morrer abraçado com esses 23 e o Zé vai morrer abraçado com o Dunga!

Ass. Mazitu

Zé Pequeno disse...

Já que o Mazitu quer guerra, lá vai:

1) num sei, mas o Dunga sabe!

2) futebol se joga com onze, por isso nenhum jogador "resolve" partida, senão jogava sozinho.

3) a temporada do futebol alemão está acabando, o que quer dizer que ela começou ano passado.
Se ele só marcou onze esse ano, você deveria ter somado com os do ano passado também para ter
a quantidade real! E o Adriano não merece nem que eu argumente...

4) os ideais contam para a vida e para tudo o que fazemos... se ele tem convicção do que está
fazendo ele pode sair vitorioso. Eu admiro quem tem convicção das suas opiniões.

5) pelo time que ele convocou, concordo que vai ser duro de aturar, mas ele tem chances de ganhar.

6) mas a copa de 2006 foi o maior oba-oba comandado pelo "Garotinho" Gaúcho, que
parece que não cresce... e todos foram na onda dele, como se felicidade de jogar futebol fosse
sair tocando samba por toda a alemanha!

7) se você tiver 7 carros, 7 volantes são úteis... (tirando a brincadeira, também não sei)

8) jogador que é jogador joga em qualquer posição. As posições são generalizações para identificar
as características dos jogadores, mas como toda generalização, é burra.

9) eu não falei que a convocação tinha sido boa, só disse que admiro o dunga pela convicção e segurança!

10)eu prefiro morrer abraçado com a filha do Dunga, pode ser?

Unknown disse...

As vezes tenho a ligeira impressão de que as pessoas se esquecem de que esporte coletivo, futebol, volei, basquete, etc, é um esporte de equipe (pelo menos deveria ser) e conseguir formar uma equipe é um trabalho árduo. Comumente, ouvimos nos jornais, que os times de futebol precisam de um elenco, ou seja, que os jogadores em campo possam ser facilmente substituidos pelos os do banco. Isso é equipe. Não adianta ter o jogador x, se ele não se encaixa no conjunto, por melhor que ele seja, provavelmente ele não vai conseguir render tudo que ele poderia render se ele nao fizer parte da equipe. É claro que uns jogadores são melhores do que os outros, individualmente, potencialmente, mas, é mais provável que um jogador mediano se encaixando em uma equipe, renda, do que um jogador excepcional, deslocado, renda.Futebol é trabalho, futebol é equipe, e futebol é também planejamento e confiança. Há uma diferença enorme entre uma equipe e um time, um time de futebol são 11 pessoas atras da bola tentando fazer alguma coisa, um equipe sao 11 pessoas com a bola, jogando JUNTO. E isso faz toda a diferença. Logo, um jogador nunca é o salvador da pátria. Não é contratando o jogador x que rende abusrdos em tal time, que podemos esperar o mesmo rendimento dele no outro time. O trabalho do Dunga foi o de construir uma equipe, a seu estilo. Alguns jogadores podem não ser os melhores na posição, mas enquanto conjunto eles funcionam, e é isso que importa.

Anônimo disse...

Bem, diante de tanta discussão cabeça receio não ter argumentos suficientes para comentar tamanha polêmica, mas vamos tentar...

Segundo Nelson Rodrigues, "sem torcedor não há futebol" e no país do futebol quem não é torcedor?! Ninguém está preocupado com a política externa, o pré-sal ou o índice de latrocínio na cidade... vergonha mesmo seria perder mais uma copa do mundo. Fala sério... tá todo mundo morrendo de medo por isso tantos questionamentos.

Eu já botei a camisa da seleção no sol pra tirar o mofo e vou esperar até julho pra ver quem tem razão. Boa sorte, seleção!


* Mazitu, convenhamos, nenhum advogado do diabo é suficientemente bom para desbancar um GENIAL repórter esportivo...

** Parabéns pelo blog!! ...vcs são legaizinhos... ;p

ass: Mel

Comentários Recentes