quarta-feira, 22 de junho de 2011

UPP é solução?

No final do ano passado, o Brasil inteiro viu imagens de bandidos fortemente armados correndo como galinhas enquanto a Polícia e o Exército invadiam o Complexo do Alemão. Muitos ficaram comovidos como se o Brasil houvesse vencido outra Copa do Mundo, mas confesso que não me convenci e nem comemorei as imagens.

Centenas de perguntas vinham a minha cabeça e preferi esperar alguns meses para formar uma opinião sobre o assunto. Nessa última semana mais uma vez fomos bombardeados por "ótimas" notícias: A Polícia ocupou o morro da Mangueira.

O Morro da Mangueira será a 18ª favela a ser ocupada por uma Unidade de Polícia Pacificadora numa cidade com mais de mil favelas. Pergunto: Qual é o plano, ocupar as outras mil favelas do Rio?!

O noticiário destacou ainda que o morro foi ocupado sem que houvesse um disparo de tiro e nenhuma prisão fosse efetuada. Alguém já parou pra pensar por que isso acontece?! Sabidamente, havia traficantes no Morro da Mangueira. Então por que nenhum desses traficantes foram presos?!

Simples. Porque a Secretaria de Segurança Pública, antes de invadir o morro, INFORMA que ele será invadido. O que dá tempo suficiente para que o traficante tenha a fácil missão de juntar suas trouxas, sua mala de dinheiro e o que mais quiser e passar a atuar em outro lugar. Ou seja – como nem mesmo um ladrão de galinhas é preso e traficante também não desaparece, tudo o que há é uma alteração do local de atuação da bandidagem. Mudança de sede e manutenção do problema.



O quanto REALMENTE o tráfico de drogas perde com isso?

É certo que temos uma sensação menor de impotência diante do poder que traficante no Rio sempre teve de abrir e fechar comércio a hora que bem entendesse, mas será que este problema está mesmo sendo resolvido ou estamos mais uma vez, apenas varrendo a poeira pra baixo do tapete?!

Para ler outra matéria sobre o IMPORTANTE tema, clique em:

http://migre.me/56aJd

Nenhum comentário:

Comentários Recentes