quarta-feira, 8 de junho de 2011

O Novo Dunguinha


Inicialmente, eu tinha considerado boa a indicação de Mano Menezes para técnico da seleção. Sem dúvida, ele era um dos sujeitos mais qualificados para o cargo e começou bem o trabalho de renovação.

Depois de uma dezena de jogos e alguns maus resultados, começo a questionar sua escolha. Não que eu ache que a seleção não pode perder nunca, mas com a ausência de vitória sobre adversários considerados fortes como França, Argentina e Holanda, o Mano sentiu-se, de alguma forma, pressionado e passou a convocar jogadores que certamente não poderá contar na Copa de 2014.

Além disso, assim como seu antecessor, pegou “birra” com alguns jogadores como Marcelo do Real Madrid, que é, de longe, o melhor lateral esquerdo que o Brasil tem. Chegou até a discutir com o jogador, tentando diminuir a contusão que o retirou de uma partida, alegando que “alguns jogadores tendem a se machucar e sentir mais do que outros”. Porra, o cara voltou da seleção e ficou fora 2 ou 3 rodadas do Real Madrid - clube que o remunera! Será que se fosse “migué” para não jogar os médicos do Real não teriam identificado?! Ainda assim Mano preferiu adotar a já conhecida postura do Dunga, criar inimigos imaginários e deixar de convocar o jogador.

Outra situação em que Mano vêm se assemelhando muito com Dunga é a ausência total de meias criadores, meias que pensam o jogo. Sem o Ganso, ele deixou de testar alternativas. Não há dúvidas de que P.H. Ganso é um jogador diferenciado, mas nesta temporada infelizmente passou mais tempo contundido do que jogando. Será que vale a pena arriscar a mesma tática que Dunga adotou na Copa e levar um único homem para armar as jogadas (no caso do Dunga, não havia substituto para o Kaká)?

A Renato Augusto foi dado pouco mais de um jogo de chance – jogo este que Hernanes havia sido expulso e o Brasil atuou mais da metade do tempo com um homem a menos. Thiago Neves foi chamado e jogou os últimos 10 minutos desta última partida. O próprio Hernanes, que não é um homem de criação mas certamente ajudaria, foi condenado pela expulsão e nunca mais voltou para seleção.

Dunga adotava alguns jogadores – quase sempre aqueles que não eram os melhores – como queridos e queimava o resto, um por um. Ramires, por exemplo, foi expulso também num amistoso contra uma boa seleção e nem por isso deixou de integrar a lista da Copa América. Por que não foi dada nova chance ao Hernanes? O próprio Ramires tem um agravante. Ele não pôde jogar o último jogo da Copa porque havia feito uma falta idiota no meio-campo nos últimos minutos do jogo contra Chile (jogo em que o Brasil vencia por 3 a 0), recebeu o amarelo e ficou suspenso – ou seja, é reincidente. Qual critério adotado pelo Mano para queimar alguns jogadores em detrimento de outros?!

Tenho outras dúvidas que não consigo respondê-las, talvez o amigo leitor possa ajudar: O que o beberrão Fred fez em todo primeiro semestre para estar na lista dos convocados da Copa América? Por que o André Santos é titular desse time? Será que o Maicon vai jogar a Copa como lateral, com 33 anos? Então porque insistir em sua convocação? E o Luisão (com os mesmos 33) é um zagueiro tão inquestionável assim? As vagas de Elano, Elias e Ramires não poderiam ser ocupadas por apenas 2 jogadores? E o Robinho, merece mesmo estar em TODAS as convocações ou é só porque precisam de alguém pra tocar o pandeiro?

Parece-me que estão criando uma espécie de Dunguinha que, se é menos truculento e resmungão que o Dunga, insiste em fazer as mesmas burrices que o outro fazia.




4 comentários:

Daniel - DF disse...

Parabéns pelo post, só a verdade e a parte de ser menos "truculento" pode estar perto do fim, pq até questionar jornalistas que só veêm coisas "ruins" o Mano já está fazendo.

Fael_Silva disse...

Jádson de camisa 10..
Eeeeee saudades de tempos que não voltam mais. Ontem se despediu o ultimo cara, que eu vi falar assim. Joga em mim, que eu resolvo, se não resolvia todas, mas tinha peito de chamar a responsabilidade. Acho que falta isso pra seleção. O CARA...
Temos muitas promessas, mas que vão demorar um tempo. FRED, ADRIANO (LAT. ESQUERDO), ROBINHO, não tem logica, esses caras estarem numa seleção brasileira, e de fora, um Nilmar, um Hernanes e um Marcelo. Mano começa a ficar sem critério na escolha, e daí amigos, as coisas só tendem a piorar.

Não se esqueçam. Ele ja convocou até o JUCILEI. Então, poderemos nos surpreender muito ainda, mesmo que seja negativamente...

Zé Pequeno disse...

Eu assisti alguns jogos do final da temporada espanhola e posso dizer que de todos os jogos que assisti, visualizei um problema no Marcelo: ele não sabe marcar...
Mas se o Mano se propôs a armar um time "protagonista", esse time tem que jogar no ataque, e sendo assim a melhor escolha é realmente o Marcelo.
O Robinho tá com um cabelo ridículo, mas eu ainda acho que ele tem a moral e a categoria pra jogar na seleção. De todos os jogadores que atuaram nas últimas competições pela seleção, ele foi o único que não amarelou. Pode não estar num momento tão bom, mas se tiver com quem jogar, tira onda.
O ganso pelo visto vai ser o novo Kaká. Vai ter que levar o time nas costas...
O Hernanes, o que eu me lembro dele, é que só tocava a bola para o lado. Não acompanho ele agora, mas enquanto estava no São Paulo ele aparecia porque o time era bom e jogava com ele... aí até eu posso ser jogador profissional.
Na lateral direita não se esqueça que o Cafu foi campeão na última copa que disputou com idade avançada também (não sei quanto, mas tinha mais de 35). Se o Maicon tiver com a saúde física que está agora, pode ser uma possibilidade sim. Já o Luisão, coitado, é muito desengonçado!
E se for pra questionar idade, o Júlio César vai virar o Rogério Ceni da Seleção né!?
O André Santos eu concordo, não joga nada... completa o time da minha pelada por falta de opção (pra completar o time)!

Zé Pequeno disse...

Esqueci de falar do Mano: é outro babaca da 'nova geração' que acha que é foda. Até agora ele tava dando uma de simpático, mas espera a seleção ser desclassificada na Copa América ou começar a jogar mal... ele vai sentir a pressão da obrigação de ganhar! Ainda mais a Copa do Mundo sendo no Brasil. Tem que avisar pra ele que treinar o Corinthians é uma coisa e organizar um time com os melhores jogadores de um país é um buraquinho mais embaixo! Ainda mais quando o adversário também tem uma seleção dos seus melhores!

Comentários Recentes