segunda-feira, 2 de maio de 2011

Tudo vai se resolver: NA COPA!

Na segunda-feira passada (25.04) caiu uma tremenda chuva no Rio de Janeiro. Rapidamente, as mesmas ruas que alagam desde que eu nasci transformaram-se em verdadeiras piscinas olímpicas. Muita gente só conseguiu chegar em casa depois das três da manhã e todos os telejornais do dia seguinte abordaram a questão de modo incisivo: Como vai ser na Copa?!

Um dos secretários do incompetente prefeito Eduardo Paes rapidamente apareceu na tevê e foi enfático: O projeto das obras já está em poder da Caixa Econômica e que, uma vez aprovado, se iniciariam as obras. Essas teriam duração máxima de 18 meses de modo que tudo ficaria pronto bem antes da Copa.

Violência, desabamentos, enchentes, ruas sem asfalto, dengue, engarrafamento, tráfico de drogas e as mais variadas tragédias; Tudo o que acontece hoje no Rio será resolvido ANTES da Copa. E pior, pode ser que seja mesmo! Sabe o que quer dizer? Que só passamos por estes eventos nas últimas décadas porque faltou vontade política de evitá-los!

A impressão que eu tenho é que nunca ninguém morou no Rio, que o Rio de Janeiro é uma grande várzea. As pessoas virão de diversos lugares do mundo - seja para a Copa ou para as Olimpíadas - para este grande campo vazio, farão um grande evento e depois se vão. E os moradores? E as pessoas que vivem e trabalham aqui?! Como ficam?

Uma cidade do tamanho do Rio não pode se dar ao luxo de querer resolver todos os seus problemas quando um grande evento acontece. E depois, o que fica pra quem mora aqui? Vamos continuar a viver em meio ao caos? Não é assim que se governa!

Um blog começou a fazer um protesto de modo engraçado, embora vez ou outra se perca no tema com fotos fora do contexto. Segue o link:

http://querovernacopa.tumblr.com/page/4

Também vale lembrar do protesto de um carioca que se me recordo bem em abril passado ficou preso dentro de seu carro numa dessas enchentes e, revoltado, fez um desabafo:


Nenhum comentário:

Comentários Recentes