quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Viva a Democracia! Viva?????


É impressionante a enorme proporção que a campanha do Tiririca ganhou neste ano.
Segundo projeções o Tiririca pode se tornar o deputado mais votado da historia.

Essa “avacalhação” não é novidade no Brasil. Na primeira eleição direta, recordo-me que o simbólico macaco Tião, um chimpanzé que ficava no ZooRio e jogava merda nos visitantes, conseguiu votos suficientes para ser eleito deputado. Naquela ocasião não existia urna eletrônica e o cidadão poderia anular seu voto escrevendo alguma besteira, por isso todos os votos do Tião foram considerados nulos. Ufa!

No caso, os votos do Tiririca serão computados e poderemos eleger um palhaço para deputado e repito, com o maior numero de votos conseguido por um candidato.
.
Imagine pessoal, se o Tiririca se candidata presidente?

A democracia brasileira foi conquista pela luta e participação de intelectuais e artistas só que quando a democracia ganha tempo e se consolida os representantes eleitos vão ganhando cada vez mais a cara do povo. Esse fato ocorreu com Evo Morales no Equador e porque não dizer, no Brasil, com Lula.

Nós, o povo brasileiro, conseguimos o direito ao voto mas estamos desperdiçando mais uma vez a oportunidade de elegermos pessoas do bem.

Espero que ganhemos maturidades para deixarmos de votar de sacanagem.
Nós não vamos deixar de sermos palhaços votando num palhaço!

4 comentários:

Mazitu disse...

Aí que saudade do Macaco Tião!

Zé Pequeno disse...

acho que votar no tiririca pode ser uma forma de protesto, assim como acho um absurdo! pelo menos faz mais sentido eleger o tiririca do que o falecido clodovil. Se é pra eleger um palhaço, que ele seja de verdade!!! Se é pra eleger o representante do povo, nada mais justo que o tiririca!

mas mudando levemente de assunto, mas não de tema, escutei essa semana que se 70% do eleitorado brasileiro anular seu voto, por lei, deve ser realizado um novo pleito, mas com novos candidatos! talvez essa deva ser a meta, já que os que estão aí de nada valem... se a informação proceder, acho melhor um movimento pra anular o voto do que votar no tiririca, mas na impossibilidade da primeira, porque não avacalhar de vez cumprindo a segunda!??

Mazitu disse...

Zé, esse papo de 70% não existe. Toda eleição tem algum desinformado que levanta essa bola mas essa lei já caiu há muito tempo.

O Clodovil ao menos propôs a redução no número de parlamentares no Congresso (hoje são mais de 600). Estou certo de que nenhum destes candidatos seria capaz disso. Já imaginou, algum deles vontando contra o interesse deles mesmos?

Sunda disse...

Pois é, essa leia foi revogada. Tanto que você nem ve nas pesquisas a percentagem de votos brancos/nulos. Na epoca do macaco Tiao valia essa lei.

E nao vejo como protesto votar num palhaço. Protesto pra mim é tacar tomate, fazer panelaço. Só que a cultura brasileira encara uma greve, uma passeta como um bando de baderneiros e desocupados. Bonito é fazer passeata da Paz em Copacabana, Ipanema, porque morreu um filho de alguem poderoso. Quando se faz manifestação em Quintino, Inhauma, sao os traficantes que organizaram.

O cumulo é ver um bando de comediante e seus pelas sacos fazendo passeata a favor de uma lei que impedia eles de fazerem piadinhas com os candidatos politicos, dizendo que é pela democracia.(ate concordo um pouco) Mas tambem era pra criar pauta e ter o que gravar em seus programinhas.

Quem faz piada com a gente sao esses FDPs de politicos que o CQC tem mostrado muito bem quem sao.

Na epoca do mensalao eles organizaram alguma coisa? Nao.
O povo brasileiro ainda precisa muito da oligarquia pra organizar uma manifestação popular com peso.

Comentários Recentes