quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Festival de Cinema do Rio 2010

Amanhã começará o Festival de Cinema do Rio. Para quem não conhece o evento, durante 2 semanas – de 24 de setembro a 07 de outubro - são exibidas películas de vários lugares do mundo em alguns cinemas do Rio. Qualquer um que é fascinado pelo cinema deveria celebrar!

Tenho a felicidade de acompanhar o Festival há pelo menos 4 edições. e, como assíduo freqüentador do Festival, sinto-me no direito de fazer alguns elogios e críticas.

Como ponto positivo – e para mim o principal – é a possibilidade de ver filmes de diversos pontos do Globo (e por que não dizer conhecer esses lugares?). Estes filmes não entrarão no circuito e, se não fosse pelo Festival, você provavelmente não teria a oportunidade de vê-los.

Outro ponto positivo é a antecipação da estréia de alguns filmes de diretores consagrados como Woody Allen, Robert Rodriguez e Sofia Coppola. A exibição destes filmes – que ao contrário dos primeiros – serve para saciar a sede dos mais fanáticos, que não se julgam capazes de esperar alguns poucos meses.

Preciso relativizar este último ponto. Nem sempre é um bom negócio antecipar a estréia dos filmes mais badalados. As filas e o transtorno para conseguir um ingresso e uma cadeira decente na sala nem sempre valem a pena. Afinal de contas, que mal faz esperar um pouco mais até que o filme saia definitivamente em cartaz?

Quanto à parte negativa do evento, em primeiro lugar gostaria de dar destaque ao preço dos ingressos. Os valores praticados no Festival não são reduzidos e poucos são os corajosos que vão assistir filmes de gente totalmente desconhecida pelo mesmo preço de um filme comum, com trailer na internet e atores mais famosos.

Se a idéia do festival é levar mais gente ao cinema ou apresentar filmes de outras culturas, a organização já começa deixando a desejar. Depois, ainda há poucos cinemas que “aderem” ao Festival, de modo que a quantidade de salas ainda é pequena e praticamente restrita a Zona Sul. É lógico que isso tem melhorado mas ainda não é o suficiente.

Tomara que eu queime minha língua, mas pelo que li nas sinopses, achei o repertório de filmes deste ano de qualidade inferior ao dos outros anos, tanto que foi muito mais fácil chegar a uma lista definitiva dos filmes que me chamaram atenção e nem me sinto confortável para indicar este ou aquele da minha própria lista.




Para mais informações, acesse o site:
www.festivaldorio.com.br

Boas escolhas para todos! Prestigiem o Festival!

Nenhum comentário:

Comentários Recentes