sábado, 3 de julho de 2010

M de Messi, Maradona e Marketing

Surpreendo-me constatar o sentimento de felicidade frente à surra alemã em diante da seleção argentina. E uso o verbo “surpreender” porque, ao contrário do “brasileiro médio”, não odeio a Argentina. Nas duas vezes em que lá estive, fui extremamente bem tratado e pude constatar com meus próprios olhos que eles têm muito mais em comum conosco do que as pessoas imaginam.

Com a eliminação do Brasil, não dava para torcer pela Argentina. Ou vocês imaginam algum argentino torcendo pelo futebol brasileiro? Talvez eles viessem surpreendendo a “imprensa especializada” de uma maneira geral, mas quem acompanha o “Capim Mexeu” leu que este time não saltava aos nossos olhos.

As atuações do Messi estavam sendo visivelmente supervalorizadas. Qualquer toque nele era considerado falta, ele não fez nenhum gol e a grande maioria dos dribles que dava era para o lado, não para frente. Veja os 10 gols da Argentina e conte em quantos ele efetivamente deu assistência, sem contar os chutes que ele dava e a bola sobrava no pé de algum companheiro.

Sempre discordei quando diziam que o técnico argentino fez uma boa convocação. Se na convocação brasileira faltou ousadia, na argentina houve excesso. Chamar sete atacantes faz com que você abra mão de peças de reposição para outras posições. E a ausência dessas peças acaba deixando muito espaço entre os outros setores do campo.

Maradona é um sujeito sem pescoço, egocêntrico e que NADA entende de tática. Com suas polêmicas fora de campo, conseguiu manter a discussão de “Melhor jogador do Mundo” entre ele e Pelé, enquanto os mais velhos garantem que outros jogadores jogaram tão bem ou até melhores que o argentino.

Costumamos a criticar muito o Adriano, ex-atacante do Flamengo pelo seu comportamento fora de campo. Mas Maradona é o Adriano elevado a enésima potencia! Assim como o rubro-negro, a vida pessoal de Maradona não é exemplo para ninguém e ele não merece mais crédito do que já tem. Alias, acho que o crédito que tem já é demais!

Parabéns a Alemanha e aos seus jovens jogadores pela aula de futebol dada a Dieguito e seus comandados.


Nenhum comentário:

Comentários Recentes