domingo, 27 de junho de 2010

FIFA X Tecnologia

Vergonha!
Essa é a única palavra que eu posso escrever aqui que faça jus as atuações dos árbitros nessa copa do mundo.
Acho inaceitável a FIFA ainda proibir o uso das tecnologias existentes hoje para evitar todos esses erros de arbitragem que vêm acontecendo na Copa da África. Estamos no século XXI e mesmo assim a entidade age como se estivéssemos no século passado.
Já são pelo menos três jogos que eu vi nessa copa que tiveram erros escandalosos.
O primeiro no jogo entre Estados Unidos e Eslovênia, onde os americanos tiveram um gol anulado que daria a virada para o time do Tio Sam. Felizmente eles passaram de fase, mas já foram eliminados por Gana nas oitavas-de-final.
O segundo erro foi na partida entre Alemanha e Inglaterra. Esse foi o erro mais gritante da competição até agora. Assistindo do meu sofá eu consegui ver a bola lá dentro do gol no momento em que ela bateu no chão, distante 33 cm da linha do gol. Um erro dessa dimensão pode ter acabado com as pretensões inglesas, porque era o gol de empate, e que poderia ter mudado a maneira do time inglês de jogar. Provavelmente os dois gols alemães que vieram em seguida não teriam saído com tanta facilidade. Podemos até argumentar que são ângulos de visão diferentes (o do árbitro, o do bandeirinha e o do telespectador), mas se o argumento for esse, então a Fifa tem que acatar a sugestão de colocar um dispositivo eletrônico na bola para que isso não mais aconteça!
O terceiro erro foi logo no jogo seguinte, entre Argentina e México. O primeiro gol argentino foi do Tevez, que estava completamente impedido. Assim como no jogo da Inglaterra, foi um erro que tirou a concentração dos mexicanos, que entregaram um gol para os hermanos logo em seguida.
Erros deploráveis, que tiram a graça do jogo, ao invés de atribuir legitimidade e emoção!
Vale lembrar que a França se classificou com um gol irregular no último jogo das eliminatórias. Justiça foi feita!

2 comentários:

Sunda disse...

Tambem sou a favor do uso da tecnologia, em respeito ao torcedor e ao time prejudicado. Sao anos de trabalho para ir pruma Copa do Mundo e ser eliminado por um erro de arbitragem´é foda. O jogo seria outro se o gol da Inglaterra fosse validado!

Mazitu disse...

Insistiir no celibato de padre e na infabilidade de juiz de futebol, são dois dos grandes pecados atualmente.

Mas não dá pra falar que 3 erros em mais de 50 jogos não está tão ruim, né?! Tudo bem que era melhor que eles estivessem ocorrido antes, mas não dá pra generalizar!

Acho que o recurso eletrônico é válido, mas só em caso de lances de gol. Caso contrário o jogo pararia a toda hora e se tornaria chato como beisebol.

Comentários Recentes