segunda-feira, 21 de junho de 2010

Segunda Vitória Brasileira

Como vocês sabem, ontem o Brasil derrotou a Costa do Marfim.

1ª Avaliação: O Técnico brasileiro.
O Técnico brasileiro, na grande maioria das vezes, toma as decisões corretas da pior maneira possível. Ele tem sim que “blindar” os jogadores contra a avidez da imprensa e torcida, mas talvez o faça de maneira exagerada.
Na entrevista coletiva, ele falou sobre as “bordoadas” que os africanos distribuíram durante o jogo, xingou a imprensa de maneira clara e reclamou da arbitragem. Sobre o jogo? Ah, sobre o jogo ele resmungou uma ou duas palavras.


2ª Avaliação: A Imprensa brasileira
Hoje a imprensa brasileira, ao invés de dar foco à vitória incontestável da seleção, que venceu o jogo que a própria imprensa classificava como “o mais difícil” desta fase, falou do técnico, que notadamente comporta-se como um idiota e sobre o gol irregular do Brasil.
Amanhã (não, não fui ao futuro, apenas conheço a imprensa brasileira) os destaques serão os mesmos. Vão falar da injusta expulsão do Kaká, a mão do Luis Fabiano e sobre (mais um) comportamento descabido do técnico brasileiro na coletiva. Talvez haja espaço também para zaga do Brasil, que sofreu mais um gol. Não acho errado que essas questões sejam levantadas e acho até que é este o papel da imprensa. O que não concordo é com o tamanho que estes pequenos eventos ganham, frente à vitória brasileira.


Que tal fazermos um joguinho de imaginação?
Imaginem que tenha sido a Argentina que tivesse derrotado a Costa do Marfim, pelo mesmo placar, exatamente nas mesmas condições.

1ª Avaliação: O técnico argentino
Maradona, depois de uma vitória como aquela, certamente colocaria em foco a exibição da Argentina. li, dentro das “quatro linhas”, o Maradona é um técnico melhor que o Dunga? Não. Não importa que foco você dê, o Maradona não é melhor que o Dunga. Ele pode ter uma seleção com mais talentos individuais em comparação a do Dunga, mas a Argentina hoje não é um time, e sim um bando.
Durante o jogo, em nenhum momento o Brasil foi inferior e JAMAIS sofreu pressão do adversário. Desde o primeiro minuto não passou na cabeça do mais pessimista torcedor brasileiro “Será que a gente vai perder hoje”?

2ª Avaliação: A imprensa argentina
Alguém da imprensa argentina lembra que os dois campeonatos mundiais conquistados por eles foram roubados? Alguém da imprensa argentina questiona se o Maradona é o melhor do mundo, mesmo que todos nós conheçamos pelo menos 2 ou 3 nomes que têm mais gols, títulos ou técnica que ele? Não.
A imprensa argentina daria foco ao que importa. A VITÓRIA DA ARGENTINA!
Foda-se se o segundo gol foi irregular, foda-se se o Kaká foi expulso e foda-se se tem um idiota ali com uma roupa ridícula a beira do campo falando coisas que ninguém ouve graças ao som das vuvuzelas (ainda bem)! Haveria páginas e mais páginas sobre a incontestável vitória argentina e talvez uma linha, provavelmente no canto da página, falando sobre esses pequenos eventos de menor importância que ocorreram no jogo, os quais, sem dúvida, a imprensa brasileira dará o maior destaque.

Não tomo partido por nenhum dos lados. Mas não tenho dúvidas de que há coisas melhores a se fazer num dia como o de hoje do que questionar a truculência de um treinador ou ofender jornalistas.

Será que o Brasil sai ganhando com isso?


Um comentário:

Zé Pequeno disse...

Não posso concordar mais!

Comentários Recentes