domingo, 27 de junho de 2010

3ª rodada da Copa do Mundo

No Grupo A, a vitória do Uruguai sobre o México impediu um confronto direto já nas oitavas entre dois sul-americanos. A França voltou para casa com outra derrota para seleção tecnicamente mais fraca do grupo.

Com o time reserva, a desinteressada Argentina venceu a fraquíssima Grécia pelo placar de 2 a 0 com gol de Palerma, ops, Palermo. Menos um time que veio a África só pra se defender. Grécia eliminada. Nigéria e Coréia do Sul fizeram um jogo de fortes emoções e, apesar do empate em campo, Coréia saiu vencedora com a vaga para as oitavas.

Inglaterra apresentou um futebol pouco melhor e venceu a Eslovênia por 1 a 0. Ainda falta alguma coisa para “dar liga” nesse time. Já a seleção americana classificou-se mostrando ao mundo todo porque o futebol é um esporte tão encantador. Eles, que já haviam sido prejudicados pela arbitragem uma vez, tiveram mais um gol legal invalidado. Eliminados até os 47 do segundo tempo, Donovan (craque deles) pegou o rebote e chutou pras redes. Mais do que merecido, em especial para seleção que apresentou o melhor futebol do grupo. Com certeza foi um dos momentos mais emocionantes da Copa. Se os americanos não se viciarem em futebol depois desta, nunca mais o farão.

No equilibrado Grupo D, a Alemanha ficou na vitória magra e acabou classificando-se junto com a seleção de Gana, que foi a única seleção africana classificada para a próxima fase. No outro jogo, Austrália foi a primeira equipe da Oceania a vencer uma equipe européia, a Sérvia, que poderia ter avançado de fase, mas tropeçou nas próprias pernas.

Jogando meio que de corpo mole, Holanda fez o suficiente para vencer a eliminada equipe de Camarões. No outro jogo, Japão surpreendeu a todos e venceu com facilidade a equipe da Dinamarca, que logo no último jogo pareceu desinteressada e sonolenta. Mérito para os “samurais” que são bem aplicados taticamente e avançaram de etapa.

A Itália, que até então não havia demonstrado nenhuma qualidade técnica, mostrou ao menos coração e lutou muito, mas acabou sendo eliminada pelo time da Eslováquia. O Paraguai ficou no empate contra a Nova Zelândia, que apesar da eliminação, saiu vitoriosa por não ter sido derrotada uma só vez nesse mundial.

Costa do Marfim fez seu trabalho e venceu a Coréia do Norte por 3 a 0. Já o Brasil ficou no empate com Portugal por 0 a 0. Nenhum Brasileiro deve ter gostado do jogo, mas há de se convir que os dois jogadores de maior talento no meio-campo da seleção canarinho desfalcaram o time, além do atacante titular. No final das contas, ficamos com o primeiro lugar do grupo.

Quanto às atuações individuais, Daniel Alves ainda não fez uma boa apresentação, apesar de ter entrado nos três jogos. Na minha modesta opinião, Michel Bastos é nome de piloto de moto gp e fiquei me perguntando em cada uma das vezes que ele recebeu a bola e não conseguiu dominar o que é que ele estava fazendo ali, usando a camisa 6.

Júlio Batista, como nós mesmos prevíamos, é um bonde e não tem a menor condição de integrar a seleção. Felipe Melo e Gilberto Silva continuam errando passes curtos que numa fase decisiva podem comprometer. Felipe Melo ainda insiste em passar o jogo distribuindo pontapés e, só de saber que o Chitãozinho Josué é seu substituto imediato, tenho vontade de ir às lágrimas.

Suíça (já vai tarde) provou que não merecia uma vaga e não conseguiu fazer um gol sequer na fraca seleção hondurenha. Para um time que está acostumado a empatar, pedir para sair pro jogo e marcar dois gols pode ser uma tarefa dificílima! Espanha venceu o Chile com um grande jogo no primeiro tempo, mostrando que a seleção sul-americana não se acovardou frente a um adversário teoricamente mais forte. A seleção chilena recebeu muitos cartões amarelos e um vermelho, o que pode facilitar o jogo brasileiro.





Nenhum comentário:

Comentários Recentes