quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Dicas de um Muquirana!

Tenho que admitir que sou um cara que pechincho muito. Peço desconto em tudo e se não for muito bem atendido, não pago os 10% do garçons

Essa minha muquiranagem vem de família. Lembro-me, quando criança, das discussões que meus parentes tinham com os garçons na hora do pagamento da conta, pois naquela época, a cobrança dos 10%, era uma lei nova que obrigava o pagamento da taxa de serviço. Depois a taxa se tornou opcional, mas mesmo assim muitos restaurantes embutiam a cobrança aproveitando da ignorância do cliente.

Mas convenhamos, considero um abuso ser obrigado a pagar 10%. Já fui em a algumas comemorações de aniversários em churrascarias e vi a conta dar uns 2.000 reais.
Sinceramente, vocês não acham 200 reais de gorjeta uma quantia alta? Claro que dividindo fica “barato”, mas mesmo assim, acho que os donos dos estabelecimentos tem que agradecer de terem clientes com esse perfil, por isso deveriam treinar seus funcionário a não olhar de cara feia para um cliente como este por não ter pago os 10%.



Minha busca por desconto não se resume ao não pagamento dos 10%. Estudava numa universidade particular e como era um bom aluno fui solicitar uma bolsa ao diretor da faculdade, amigo do meu pai.
Fui ate a sala dele e perguntei como ele poderia me ajudar no pedido de bolsa:
Ele me perguntou:
– Sua mensalidade está em dia?
Eu inocentemente respondi
– Claro! Sou um aluno exemplar tanto no estudo quanto no compromisso financeiro com essa instituição.
O diretor própria da Universidade me respondeu francamente:
- Então atrase 3 meses e volte a falar comigo. A universidade não dá bolsa pra quem está com mensalidade em dia. - E completou - Se a mensalidade está em dia é porque você ainda tem comida em casa.

Essa conversa mudou minha forma de negociar com qualquer empresa. Segui o conselho dele e consegui uma bolsa de 20%. Depois me transferi de faculdade e usando a mesma tática consegui outra bolsa de 40%.

Já tive excelentes descontos em negociações com bancos usando a mesma argumentação. Os bancos, diferentes das instituições de ensino, dizem que seu nome fica “bloqueado” internamente para novas operações com eles. Não posso garantir que isso é mentira porque nunca mais pedi empresto a nenhum banco, só que duvido muito que eles não te querem como cliente se tem uma renda boa.
Tendo um contra-cheque de 4.000 reais você já é um cliente Personalite, Van Gogh, Premium. Essa segmentação é clara, já que nem 30% da população tem renda acima desse valor.

Gostaria de acrescentar que meu nome nunca foi para SPC nem Serasa, mas usando essa tática com empresas de telefonia quase tive meu nome incluso nesse cadastro. Com eles não tem jeito.

Nem tudo são flores.Minhas tentativas na compra de roupas estão sempre sendo mal sucedidas. No máximo consigo o desconto de 5% para pagamento em dinheiro.

E desistam de conseguir qualquer tipo de desconto com empresas de TV por assinatura. Se seu pacote não for atraente na hora da contratação, não adiantará atrasar a conta pra fazer alguma boa renegociação. Para um bom desconto você terá que ter seu nome sujo durante um bom tempo, uns 3 anos, para eles fazerem uma proposta boa. Não vale a pena ter nome sujo por um período tão grande.

Num mercado cada vez mais acirrado varias empresas tem realizado ações promocionais com ótimos descontos. Os sites peixeiurbano.com,br e clubeurbano.com.br oferecem promoções muito legais. Outra forma de comprar mais barato é com acúmulos de pontos nos cartões de créditos e nas compras de combustível, nos postos Ipiranga.

Aproveitem as dicas para economizar um dinheiro, mas lembre; nada melhor do que ser honesto, ter suas contas pagar, nome limpo, não só no SPC como também com seus amigos.

E lembrem: divida não se paga, se administra!

3 comentários:

Anônimo disse...

vc deveria ter vergonha sabia .sou garcon.vc acha justo trab por salario minimo.atender as pessoas e nao receber .vc tem e de ter vergonha na sua cara .

Anônimo disse...

Se envergonhar do que vc deveria estar grato tem emprego e trabalha no que quer...esta de garcom por livre espontanea vontade odeio estas coitadices..lamentacoes acha ruim salario de garcon faca outra coisa da vida pq vivemos num liberalismo ninguem eh obrigado a nada a nao ser em virtude de lei nem a ser garcon nem a dar gorjetas ..eh opcional o dono do restaurante ja lucra o suficiente pra gratificar seus funcionarios eles sim tem obrigacoes com a clt va procurar fundar um sindicato..

Unknown disse...

asuhassahsauhsuh boa !!!

Comentários Recentes