segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Polêmica Uruguaia

Sinto-me dividido. O texto a seguir é um tanto quanto contraditório e peço ao caro leitor que tenha um pouco de paciência para entender meu ponto. Quero falar sobre a figura do atacante Sebastián “El Loco” Abreu, atacante do Botafogo.

O uruguaio é, sem sombra de dúvidas, extremamente carismático e um dos poucos personagens do mundo da bola que ainda fala o que pensa – talvez um dos poucos jogadores que ainda usam a massa encefálica. Confesso que uma coisa que muito me cativa nele é o fato de ele ser meio mal-humorado, dar umas respostas atravessadas para aquelas perguntas “lugar-comum” dos repórteres.

Mas o fato é que fiquei ligeiramente incomodado com a entrevista que ele concedeu na tarde da segunda-feira para falar mal do gramado do estádio que ele jogou no dia anterior.

Ele tem sim alguma razão. O estádio é horrível, o gramado pior ainda e o Botafogo apresentou um futebol sofrível. Ele, um atacante que não é nenhum fenômeno, se achou no direito de chamar a imprensa para falar que jogou por obrigação, que o país que vai receber a Copa do Mundo “não deveria ter mais futebol num palco desnivelado e com "quatro tipos de grama". Continuando sua crítica (ou desabafo), em certo momento chegou a afirmar que “chegaram a me ligar do Uruguai para dizer: "nem aqui tem gramado tão ruim".

Eu fico me perguntando se é papel de um atacante uruguaio fazer esse tipo de queixa publicamente. O Botafogo não tem técnico? E presidente, também não tem?! E o sindicato dos jogadores?! Porque é que ele pode convocar uma entrevista para queixar-se – coletiva essa que ficou com cara de desculpa esfarrapada para justificar o resultado de um time que não mostrou nenhum empenho nos 90 minutos que esteve em campo. (Se quiser ler a matéria da coletiva, copiar o link abaixo)


http://migre.me/7JRIy

Mais de vinte caras entraram em campo, porque é que só ele foi o único a pedir uma coletiva para reclamar do estádio? Meu ponto é que acho que ele pode reclamar do que quiser, mas será que ele fez do jeito certo? Da forma mais correta? Acho que dessa vez ele passou do limite.

Ao invés de ficar reclamando, de apresentar o programa na tevê uruguaia, vá treinar cabeçadas, meu camarada! Para deixar de perder aquele gol vergonhoso que você perdeu durante o jogo! Se eles tivessem vencido, será que ele convocaria a coletiva? E, por último e não menos importante: Se é tão ruim jogar futebol no Brasil, porque é que ele não vai jogar na Europa, que ainda paga mais? Ou no futebol uruguaio, que tem gramados tão bons?

Algumas vezes nós, brasileiros, somos muito subservientes aos que vem de fora. Todo o tempo lemos matérias de especialistas estrangeiros falando do Brasil. Caras que, quando muito, lêem números, estatísticas e se acham no direito de dar pitacos sobre tudo. Alguém já ouviu um brasileiro falar que a “siesta” praticada pelos espanhóis é ruim para economia, porque o país deixa de produzir por horas enquanto todos os outros estão produzindo? Ou reclamar do uso imoderado da coca feito pelos bolivianos? Porra, vá resolver os problemas do seu país, depois você vem aqui falar do meu!

Nenhum comentário:

Comentários Recentes