quarta-feira, 6 de julho de 2011

O Filtro da OAB

Muitos estão comentando. A mídia está divulgando. Os estudantes estão protestando.
A prova da OAB é inconstitucional? Deveria mesmo existir?
EU não sei! Mas isso sou eu...

Na verdade eu entendo os argumentos das duas partes...

Entendo quem argumenta que um curso reconhecido pelo MEC seria o suficiente para o exercício da profissão e que em nenhum outro curso de bacharelado é necessário obter uma "licença" especial, como é no caso dos recém-formados no curso de advocacia, que precisam receber o aval da Ordem dos Advogados do Brasil para exercerem a profissão.

E também entendo quem acha que esse "filtro" mantém a qualidade do serviço prestado à sociedade. E que faz o trabalho sujo, selecionando os melhores e os colocando no mercado de trabalho. Nesse caso, os medíocres ficam para trás.

Mas todos sabemos que nem tudo funciona assim...
Nem todo curso reconhecido pelo MEC presta. Essa é uma verdade incontestável. Aliás, em qualquer área!
E cá pra nós, passar na prova da OAB não é garantia de nada!
Mas pilantra e mal profissional tem em qualquer lugar...

O que eu não sei é se os estudantes estão reclamando porque preferem ser incompetentes ou se a OAB está brincando de DEUS! Como eu sou Jornalista, nunca vou ter essa experiência. Mas bem que podia ter uma prova dessas para os estudantes de Comunicação Social entrarem no mercado... se bem que nem diploma precisa né!? Que vergonha!

Mas peraí, levanta a mão quem acha que tinha que ter uma prova desse tipo para todos os cursos... principalmente para os estudantes de medicina!

0/

3 comentários:

Mazitu disse...

Na minha interpretação, o exame da OAB não tem nada de inconstitucional. Aliás, a própria Constituição é clara, em seu artigo 5, inciso XIII "é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer".

Ou seja, se veio uma lei e falou que pra tirar a carteira, é preciso passar na prova da OAB, então este se torna um dos requisitos para tornar-se advogado.

O curso de direito é um dos mais procurados no país e, com essa quantidade de curso "fundo de quintal" é preciso algum tipo de avaliação distinguir um bom curso de um curso ruim.

A prova não é nada impossível. Se os adEvogados estudassem, ao invés de ficar gritando pela injustiça, provavelmente seriam aprovados.

Agora se a cobrança da matéria é feita de maneira ideal, se estão cobrando conteúdo que deveria ser cobrado, aí a discussão é outra...

Mazitu disse...

Mas isso, é claro, é a opinião (provavelmente parcial) de alguém que PASSOU na prova! hahaha

Estuda que tu passa, porra!

Anônimo disse...

Sei que nao é o melhor argumento, mas nos EUA vc tem que ter certificação pra ser cabelereiro, corretor, manicure...

No Brasil pra vc ser bancário tem que ter certificação.
Na minha opinião, "exame de classe" deveria ser ampliado no Brasil para melhorarmos os serviços aqui.

Comentários Recentes